17.7.09

SEGURANÇA SOCIAL ou a nobre condição de PRECÁRIO POR CONTA PRÓPRIA

"...a segurança social não é um custo, mas um recurso", advertia esta noite Bagão Felix,
sendo, por direito, todos os cidadãos iguais perante o estado, porque será, questionei-me eu ao ouvir tão sábias palavras, que aqueles, ditos, trabalhadores por conta própria, sem que na realidade o sejam (uma entre as demais situações surreais que animam a nossa sociedade), descontando por si próprios o devido à dita segurança social, a ela não podem recorrer quando são despedidos? ou será dispensados? ou será? hum... faltam-me as palavras... esses que de um momento para o outro se viram sem o seu, tão por conta própria, trabalho.

já sei! desempregados (tb) por conta própria!
ainda não há uma estatistica oficial, mas consta que são já muitos os que aderiram a tão nobre condição.

um BRAVO para os corajosos! que voluntariamente abdicam de um recurso, que socialmente, é para todos, pagando, todos os meses, aquilo que é para eles , na realidade, um custo.
valiosa demonstração de altruismo. fenómeno exemplar!
estou certa que outros nobres cidadãos abdicarão das suas pensões vitalícias, que tão meritóriamente lhes foram atribuidas, e outros nobres, ainda impensáveis, gestos se seguirão.

E, agora, EXAGEROS, poema de Mário Henrique Leiria, de CONTOS DO GIN TONIC, em "palavras ditas", programa de televisão dedicado à poesia criado por Mário Viegas em 1984.

parece-me apropriado!

5 comentários:

Anónimo disse...

BRAVO!
já agora é melhor se inscrever no centro de (des)emprego, corre-se o risco de ser inactivo ou até mesmo inadaptado (à igualdade de direitos)-
xxxx
cat

Ana Luísa disse...

No centro de emprego ensinam uma pessoa a procurar emprego, como por exemplo na internet, esse bicho-mau-e-desconhecido-da-outra-galáxia. Fiquei muito esclarecida quanto a esse processo, na altura em que lá estive! Ah e mais: a senhora que me encaminhou, por assim dizer, teve o desplante de me perguntar por que raio tinha eu escolhido tirar o curso que tirei, que nem ela própria sabia pró que servia.
Bom, este comentário não vem tanto ao encontro do tema principal do post, mas vá, foi um bom recuerdo.
Go Teresa!

Catarina Verdier disse...

aqui fica também o meu recuerdo: a mim perguntaram, não me lembro se homem ou mulher, tenho quase a certeza que foi homem (mas não é absoluta) porque é que tinha lá ido inscrever-me?!!!

intrigante

cat

Teresa Verdier disse...

Os meus agradecimentos, Cat, Ana...
Vejo em vós a promessa de aderirem a esta causa.
Não se acanhem, façam todos os meses os vossos descontos nesta tão NOSSA querida segurança SOCIAL, mesmo que tal signifique trabalharem para poderem... trabalhar... com um tecto... mesmo que este esteja em vias de cair... com refeições que lhes permitam trabalhar... pois o trabalho é, como de certo sabem, um bem por si só, ele, como estava escrito na entrada de... falha-me a memória... LIBERTA.
E não é ela uma das mais nobres vocações humanas, aquela que como Sísifo, tão obstinadamente almejamos?

Saudações! From another galaxie!

Teresa Verdier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.